Barcelona é um Modelo de Urbanismo para o Mundo

A cidade de Barcelona é um modelo de urbanismo para o mundo! Situada entre a montanha e o mar, a capital da Catalunha é a segunda maior cidade da Espanha, menor apenas que Madri.

Por ter sido fundada pelos Romanos, até hoje é possível ver os vestígios das estruturas da cidade, como fragmentos da muralha que protegia a cidade e o Templo de Augusto, por exemplo.

Barcelona também coleciona títulos, como de região do Futuro, pela FDI, e Smart City, por ser uma cidade que aplica soluções inovadoras no gerenciamento de serviços e recursos, em prol de melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Mas o que mais chama a atenção na capital da Catalunha é sua arquitetura. Continue lendo e saiba porque Barcelona é um modelo de urbanismo para o mundo.

A arquitetura de Barcelona

Se você é apaixonado por arquitetura e design, faça um favor a si mesmo e vá conhecer Barcelona! A arquitetura da cidade é diferente de tudo que você já viu. É colorida, extravagante, harmoniosa e única.

A aprovação do plano de construção de um novo bairro, o Eixample, proposto por Cerdà no final do século XIX, foi o início da mudança no visual da cidade. Nesta época, Barcelona tinha um grande poder econômico graças a indústria têxtil e o dinheiro dos indianistas, empresários que tinham negócios nas Américas.

Durante esta época, houve uma disputa entre os novos ricos da região, para mostrar quem possuía mais dinheiro. Como eles faziam isso? Através de reformas em suas propriedades. Foi aí que Gaudí, Doménech i Montaner e Puig i Cadafalch, três grandes arquitetos catalães entraram em cena.

As construções do trio recebem o nome de modernismo catalão e fazem parte do movimento Art Nouveau, movimento artístico e arquitetônico que fez parte de uma corrente de renovação artística desenvolvida no final do século XIX e início do século XX.

Hoje em dia, o modernismo catalão é a grande atração da cidade, mas nem sempre foi assim. Na época as construções foram alvos de deboche e reprovação e demorou um pouco até caírem no gosto das pessoas. Hoje são referências históricas, culturais e turísticas.

Principais Monumentos e Marcos Arquitetônicos de Barcelona

Quando falamos nos monumentos de Barcelona, o primeiro nome que costuma vir a cabeça é o de Gaudí. Mas ele não é o único arquiteto a marcar a cidade com seu talento.

Abaixo, listamos algumas incríveis obras, e seus autores, que ajudaram a cidade a ser alçada ao patamar que se encontra hoje.

Casa Amatller

É uma das obras modernistas mais importantes da cidade. Localizada no Passeig de Gràcia, no coração da Barcelona modernista.

Idealizada pelo arquiteto Puig i Cadafalch, a pedido de Antoni Amatller, um industrial do chocolate que adquiriu a casa para que fosse sua residência.

 

Casa Amatller Arquitetura de Barcelona

Foto: Shutterstock

 

Casa Amatller - Arquitetura de Barcelona

Foto: Shutterstock

 

Casa Milà

Edifício desenhado pelo arquiteto catalão Antoni Gaudí entre os anos 1905 e 1907. Também está localizada no Passeig de Gràcia, no bairro Eixample de Barcelona.

Também é conhecida como La Pedrera.

 

 

Casa Milà - Arquitetura de Barcelona

Casa Milà - Arquitetura de Barcelona

Fotos: Shutterstock

 

Templo Expiatório da Sagrada Família

Grande templo católico da cidade, foi desenhada pelo arquiteto Antoni Gaudí. A obra teve início em 1882 e ainda permanece em construção, com conclusão prevista para 2026.

É possível que seja a mais conhecida obra do modernismo catalão, atraindo mais de três milhões de visitantes anualmente para a cidade.

 

Templo Expiatório da Sagrada Família - Arquitetura de Barcelona

Foto: Shutterstock

 

Templo Expiatório da Sagrada Família - Arquitetura de Barcelona

Foto: Shutterstock

 

Hospital de la Santa Creu i Sant Pau

Localizado no bairro de Guinardó, junto ao bairro Eixample, é o maior tesouro do modernismo catalão.

Inaugurado em 1930 graças ao excelente trabalho de Lluís Domènech i Montaner, seu filho Pere Dp,ènech i Roura e outros artistas modernistas é, provavelmente, um dos lugares menos visitados de Barcelona.

 

Hospital de la Santa Creu i Sant Pau - Arquitetura de Barcelona

Foto: Shutterstock

 

Hospital de la Santa Creu i Sant Pau - Arquitetura de Barcelona

Foto: Shutterstock

 

Palau de la Música Catalana

Construído entre 1905 e 1908, é uma das salas de concertos mais especiais do mundo e um dos monumentos mais representativos do modernismo catalão.

Foi projetado pelo arquiteto Lluís Domènech i Montaner e financiado por industriais catalães amantes da música.

 

Palau de la Música Catalana - Arquitetura de Barcelona

Foto: Shutterstock

 

Palau de la Música Catalana - Arquitetura de Barcelona

Foto: Shutterstock

 

Além dos monumentos e marcos arquitetônicos vistos acima, recomendamos também a visita ao Mercado Santa Caterina, de EMBT, ao Edifício Fórum, de Herzog & de Meuron, à Agbar Tower, de Jean Nouvel, ao Museu del Modernismo Catalã e aos demais locais que só Barcelona pode oferecer!

Vá até lá e veja com os próprios olhos porque Barcelona é um modelo de urbanismo para o mundo!

 

FONTES:

http://quantocustaviajar.com/blog/barcelona-o-paraiso-da-arquitetura/

http://www.soldebarcelona.es/barcelona-e-arquitetura/

https://www.barcelona-tourist-guide.com/pt/atracoes/arquitetura-barcelona.html

NENHUM COMENTÁRIO

ENVIE UM COMENTÁRIO